domingo, 9 de dezembro de 2007

Auto biografia de Fernando Pessoa

Eu Fernando António Nogueira Pessoa, filho de Joaquim Seabra Pessoa e de Maria Madalena Pinheiro Nogueira, vim a este mundo no dia 13 de junho de 1888.
Teive uma infância muito viajada, mudando muitas vezes de direcção, pelo que a considero “pavorosamente perdida”. Já em 1895 minha mãe era viúva, no entanto casou com João Miguel Rosa, futuro cônsul de Portugal em África do Sul. Em 1896 fui com minha mãe para África do Sul, onde fiz todo o meu secundário com excelente aproveitamento.
Só voltei a Portugal em junho de 1901 para um ano de férias em Lisboa, e em Maio de 1902 viajei até Angra do Heroísmo para visitar um amigo. Lá também redigi o jornal “A Palavra”. Nesse mesmo ano escrevi o meu primeiro poema, inspirado na morte da minha irmã Madalena. Também nesse ano regressei a África, onde freqüentei o ensino noturno de economia e me preparei para o exame de aptidão à Universidade.
Criei o meu primeiro heterónimo em 1903, Alexander Search, era um autor de poemas em Inglês.
Só em 1905 regressei a Portugal. Definitivamente, queria tentar reviver a minha “infância perdida”. Nesse ano inscrevi-me na Faculdade de Letras.
Passado sete anos escrevi o meu primeiro artigo, para a revista “Águia” foi a minha estreia.
Decidi em 1914 criar vários heterônimos: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Foi nessa altura que percebi que era múltiplo. Assim multipliquei-me para me sentir.
Juntamente com Mário de Sá-Carneiro e Almada Negreiros lancei a revista literária “Orpheu”, com o objectivo de aclamar o Modernismo em Portugal. Queríamos, assim, chocar a sensibilidade estético-moral da época. Eu juntava-me com esses dois grandes amigos no café A Brasileira onde discutíamos as nossas questões modernistas. Foi nesse mesmo ano que mudei com muita frequência de casa.
Em 1931 escrevi o poema “Autopsicografia” e publiquei fragmentos do “Livro do Desassossego”. Em 1935 entrei em estado depressivo e de doença, começando a beber muito.
Agora espero pela hora em que nos despedimos deste mundo (eu e os meus múltiplos).

Bruno
nº 4

3 comentários:

nathalia cristina cruz dos santos disse...

nss muinto legal a minha irma fais aniversario no messmo mes e dia de fernando pessoa muinto topp amei

nathalia cristina cruz dos santos disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Army bts disse...

Ficou bom eu tou escrevendo isso para a escola na autobiografia é um trabalho q eu tou escrevendo